CPTM entrega novo trem que vai atender o Expresso Leste
No entanto, ainda não há garantia de que a nova composição atenderá, exclusivamente, estações da região. Novo trem entra em operação ainda neste mês, na Linha 11-Coral; atualmente, composição está em testes
Nos próximos dias, os usuários do transporte ferroviário poderão contar com uma nova unidade para atender o serviço Expresso Leste. O trem poderá compor a frota da Linha 11-Coral, que atende as estações entre Luz e Guaianases, podendo se entender até as nove estações da região nos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes, dependendo da grade em que estiver incluído. A nova composição foi entregue ontem pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e está em fase de testes.
A aquisição faz parte do projeto de modernização das linhas, com 65 novas unidades que foram encomendadas para incorporar a frota. Atualmente, cerca de 800 mil pessoas utilizam o transporte sobre trilhos no Alto Tietê.
Os novos trens serão mais confortáveis aos passageiros. Essas unidades disponibilizam ar-condicionado, salão contínuo de passageiros, com o objetivo de melhorar o fluxo no desembarque. As novas composições também têm câmeras internas e todos os itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, havendo também para esse público, sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa dinâmico e áudio. Além disso, o trem oferece tecnologia de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Apesar de já entregues, o trem ainda não entrará em operação de imediato na Linha 11-Coral, pois precisa passar pela fase de testes antes de inciiar os trabalhos. Segundo a CPTM, serão testados todos os sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária em oficinas e em vias operacionais. " Dependendo das pendências que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados", explicou a concessionária.
A companhia ainda ressaltou que, durante a operação comercial, os trens novos circulam vazios para realizar as avaliações. Também serão feitas simulações de embarque e desembarque, no período da madrugada, entre meia-noite e 3h30.
Foto: Divulgação/ CPTM