Austrália: Testam com êxito o ônibus elétrico autônomo
A Austrália realizou com sucesso o primeiro teste de seu ônibus autônomo, 'RAC IntelliBus', capaz de caminhar 2,5 quilômetros usando o LIDAR, luz ultravioleta, o que lhe permite detectar e evitar qualquer sistema de obstáculos.
A seção escolhida para o teste "é um lugar ocupado com carros estacionados, pedestres ciclistas e outros veículos, bem como cães", disse Patrick Walker, ejectuvio da Royal Automobile Club of Western Australia (RAC), em entrevista ao Mashable. "Precisávamos de um lugar que tivesse um grau de complexidade, realista para fazer um primeiro teste." O ônibus pode chegar a até 45 quilômetros por hora, mas normalmente não viaja a mais de 20 quilômetros por hora. Além disso, este novo dispositivo não incorpora volantes nem pedais. Embora tenha cintos de segurança.
O teste recebeu voluntários que ocuparam um dos onze lugares disponíveis para este autocarro. No interior, há também uma pessoa que monitora o teste e pode pressionar um botão de emergência, mas a sua principal tarefa é responder às perguntas.
Este projeto foi desenvolvido de forma a reduzir o número de carros na estrada e teve que obter uma autorização do Estado para realizar os testes. Além disso, como registrado pelo Mashable, a rota será estendida nos próximos meses, após receber as permissões apropriadas.
No seu site oficial e site de rede social publicou alguns vídeos do protótipo.