top of page

MAN fornece novo sistema BRT de Copenhaga



A MAN ganhou um concurso da Arriva e da Movia para o fornecimento de 41 autocarros articulados a gás natural para o novo sistema de BRT de Copenhaga, estabelece a ligação entre Herlev, no norte da capital dinamarquesa, passando pelo centro e o aeroporto. A carreira vai recebeu City Line e será a primeira linha BRT da Movia, que é a principal empresa de transportes públicos da Dinamarca. Nalgumas secções, os autocarros vão circular numa via dedicada. Como a Movia não possui frota própria, a operação será assegurada pela Arriva.

A carreira atual da City Line transporta mais de 20 milhões de passageiros por ano e cerca de 75 mil passageiros, e é a mais movimentada no norte de Copenhaga.

A MAN obteve a adjudicação dos 41 veículos Lion’s City GL A40 CNG não só devido ao design dos autocarros, mas sobretudo ao seu conceito engenhoso, que combina uma capacidade máxima de 150 pessoas e um fluxo otimizado dos passageiros. Os autocarros articulados de 18,75 metros têm cinco portas de folha dupla com uma largura de 1,25 metros e abertura para o exterior com mecanismo elétrico. Esta solução permite reduzir o tempo na paragem e poupar combustível.

Os autocarros vão dispor de sistema de videovigilância e vários dispositivos de segurança, incluindo o EBS (Electronic Braking System) e ABS. O motor de 310 cv utiliza gás natural comprimido como combustível, o que se traduz em baixas emissões de dióxido de carbono.

Cerca de 1.250 autocarros, que é um terço da frota de transportes públicos da Dinamarca, circulam com as cores da Movia. Esta empresa contratualiza a operação a empresas como a Arriva, a Keolis, a Nobina e outras empresas dinamarquesas. A Arriva Danmark, uma filial da Deutsche Bahn, opera atualmente cerca de 40 por cento dos autocarros da Movia.

bottom of page